quarta-feira, março 19, 2008

Sobre repetidores compulsivos.

Sabe aquela banda de música que depois de encontrar a fórmula do sucesso - Los Hermanos - a repete até a exaustão. Ou programas de TV, ou qualquer coisa vinda da indústria de entretenimento... Enfim, vocês, meus cinco leitores, sabem muito bem. Acontece que creio que vocês não saibam que isso ocorre também com os videogams.

Sim, videogames! Aquelas coisas que muita gente por aí ainda insiste em chamar de brinquedo de criança - minha última postagem aqui já exemplificou o contrário. Pois é, como tudo na indústria de entretenimento os videogames também sofrem disso. Mas não pensem no onipresente e irritante Mário da Nintendo ou qualquer bichinho com que vocês viram seus sobrinhos, filhos ou qualquer criança brincar. Aqui o exemplo descabido de cópia escrachada vai pra um jogo bem pesado.

Trata-se do ainda não lançado Persona 4, previsto para sair no Japão dia 10 de Julho. Para todos os efeitos, cópia fiel do antecessor até melhores informações serem divulgadas.

Eu não vou me dar ao trabalho de buscar imagens para comparar os dois jogos porque não tenho saco. O fato é que os produtores já até deram o mesmo argumento para Persona 4. "Estudantes secundaristas japoneses que à noite saem para caçar demônios em construções estranhas que só aparecem em determinada hora e só para algumas pessoas", exatamente igual a Persona 3.

Se você nunca jogou nem pretende jogar coisa do gênero, ótimo. O problema é que essa série, como já falei antes, sempre se pautou pela originalidade. Agora que atingiram um sucesso até de certa forma, não esperado no ocidente, passam a repetir o mesmo jogo. Uma lástima!

Mas chega de choradeira. Essa é a lei do mercado, não? Nada se cria, tudo se copia...

3 comentários:

Gabriela Martins disse...

Er... jura que o Persona 4 é a mesmíssima coisa do 3? Que na indústria do videogame "quase nada se cria e tudo se copia" eu já sabia que era verdade, vide os trocentos RPGs de personagens lutando contra impérios malvados e ambiciosos ou de "escolhidos".

Mas recauchutar um jogo e o relançar apenas com gráficos melhores é picaretagem. A não ser que a diferença desses gráficos seja brutal e haja alguma cosita a mais, vide FFVII.

Ah, e infelizmente o Persona 3 q vc me deu se recusa a salvar no meu MC. Vou ver se o formato antes de tentar jogar de novo, porque o jogo é muito legal.

Michel de Oliveira disse...

Primeiro, o seu MC deve estar zoado pois eu regravei o jogo na melhor mídia que encontrei(tá que não é Sony, mas tive medo da sua reação ao dar de cara com um DVD roxo). Qualquer coisa, é só regravar o jogo em outro DVD. Afinal, são apenas dados! :)

Segundo, quanto a Persona 4, tá aqui um trailer dele em japonês.

http://www.youtube.com/watch?v=GJt2ZnL9eTQ

Tire suas próprias conclusões.

Gabriela Martins disse...

Deve ser problema do meu MC mesmo, já que o mesmo se recusa a gravar o Metal Gear Solid 3 também. Só dá arquivo corrompido, mó saco.

Vou ver se formato o treco ainda essa semana.