quarta-feira, outubro 01, 2008

O pior cego...

Ativistas cegos protestam contra Ensaio Sobre a Cegueira

Associação estadunidense planeja piquete na frente dos cinemas

Marcelo Forlani, Omelete

Ensaio Sobre a Cegueira, novo filme do diretor Fernando Meirelles (veja a entrevista aqui e aqui), continua causando polêmica. Mesmo depois de ter diminuído a violência das cenas mais fortes, o cineasta brasileiro vai enfrentar a ira de um grupo de deficientes visuais, agora que o longa está prestes a estrear nos cinemas dos Estados Unidos.

"O filme mostra os cegos como monstros e eu acho que isso é uma mentira", disse Marc Maurer, presidente da Federação Nacional dos Cegos, baseada em Baltimore. "A cegueira não transforma as pessoas decentes em monstros."

Segundo matéria publicada em jornal local, a organização planeja um protesto a partir dessa sexta, com os integrantes da federação e seus aliados distribuindo panfletos e carregando placas dizendo, por exemplo, o slogan "Eu não sou um ator, mas eu faço um cego na vida real."

Segundo a associação, o filme firma estereótipos falsos, como que os cegos não conseguem cuidar de si mesmos e estão sempre desorientados. "Nós temos uma taxa de desemprego de 70% e outros tipos de problemas sociais porque as pessoas acham que nós não podemos fazer as coisas, e o filme não vai ajudar o nosso caso", disse Christopher Danielsen, um porta-voz da organização.

Os manifestantes não parecem fazer esforço algum para entender o trabalho de Meirelles ou a obra-prima de José Saramago - publicado há mais de uma década - que não pregam contra os cegos de modo algum, mas sim mostram a condição humana em momentos de extrema dificuldade.



Agora, por favor, me respondam uma coisa. Por que um retardado desses - sim, pois tem que ser retardado pra dizer que o filme fala de cegos - aparece e resolve dar uma de revoltadinho? Por que não mandou uma carta em braile pro Saramago esculhambando o velho por uma obra-prima da literatura universal? Eu não sei. Só sei que gente assim só me deixa puto da vida, pois são, além de cegos dos olhos, cegos de alma. Do mesmo modo que os cegos do livro do Saramago...

2 comentários:

Gabriela Martins disse...

Sabe o que é pior? É que querendo ou não, os cegos não vão poder ver o filme mesmo...

Tio Xavier™ disse...

HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA. Eu ia postar um comentário sério, mas a Gabi me fez gargalhar até esquecer o que eu ia dizer. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH